quarta-feira, 27 de março de 2019

Educação Ambiental Científica 82

Estamos (a fotografia) no grande município de São Tomé-RN, nas terras de uma fazenda, vendo-se à esquerda os aglomerados de serras que formam a Serra de Santana; onde nascem vários afluentes do rio Potengi, sendo que o afluente  principal nasce em Cerro Corá, na mesma serra de Santana. No sertão RN as serras tem altitudes de até 1.090m; a serra de  Santana varia de 500 a 700m de altitudes.

Educação ambiental.

A linha reta é a menor distância entre dois pontos; isto é na geometria, mas se qualquer inseto tentar fazer esse percurso entre os 2 galhos de mandacaru, por intermédio da ponte da teia de aranha, vira cardápio, e seria uma atitude incorRETA.

Educação ambiental.

Uma das extremidades da teia da aranha está presa ao cacto da esquerda, mas a outra extremidade está no ar livre; na realidade a aranha está meio dependurada tentando levar a extremidade da teia até uma árvore; estratégia, ou mal planejamento?

Educação ambiental.

Um ovo no chão? De fato assistimos ao vivo, o pássaro pousado no galho de uma árvore, sobre esse local, por o ovo sem ninho, provavelmente com o susto em nos ver; o mais incrível é que o ovo não quebrou-se; como se trata de um comportamento estranho do pássaro, não há qualquer chance desse ovo se converter em vida - vai ser comido por lagartos, ou cobras, o que não deixa de ser útil como elo do ciclo alimentar da Vida na Terra.

Educação ambiental.

Visivelmente o cardeiro descartou a chance de se reproduzir; esses frutos tenros estão secando, e cairão antes de amadurecer.

Um comentário:

  1. Educação Ambiental Científica abrange a vida toda, toda vida, provavelmente pela PRIMEIRA vez na Terra, ou pelo menos nos 8.000 anos da chamada civilização humana, uma FONTE de Educação Ambiental Científica, de fato e de direito, com NOME e endereço reais.

    ResponderExcluir