sábado, 30 de março de 2019

Educação Ambiental Científica 110


Feio, escuro, porém muito belo? De fato, a imagem do sertão RN dá para se interpretar de duas formas, dependendo das circunstâncias de quem a ver; a casa no morro da caatinga, com poucas árvores ( e todo resto nu, pelado) e mais embaixo um espelho de água? E se não há pessoas morando na casa? E se a água do açude for salgada?

Educação ambiental.

"Oh, Deus, será que o Senhor se zangou, e só por isso o Sol se retirou, fazendo cair toda chuva que há"; trecho da música  Súplica Cearense, parece definir uma situação diferente do que se ê nessa imagem do sertão.

Educação ambiental.

Moro, onde não mora ninguém, onde não passa ninguém, onde não vive ninguém; é lá onde  moro, que eu me sinto bem; Quem?

Educação ambiental.

No sertão de Santana do Matos - RN as instalações mostradas nessa imagem é uma escola na zona rural, e junto da escola a casa da professora; Claro, que não funcionam - abandonadas, desabitadas; Estudar? aprender o que?  Esvaiu-se, esgotou-se  todo o conhecimento que o Homem semiárido tinha com relação ao ambiente e a vida; não dá para se conviver com a seca: arriba-se, ou morre-se; arribar para onde, se as regiões Sul, Sudeste e Norte não tem o que oferecer ao nordestino, se não violência, ingresso na prostituição, tráfico e consumo de drogas?  Cancioneiro NE: enquanto a minha vaquinha, tiver o couro e o osso, e puder com o chocalho, pendurado no pescoço, vou ficando por aqui, que Deus do Céu me ajude, quem foge a terra natal, em outro canto não para, só deixo o meu cariri, no ultimo pau de arara.

Um comentário: