Educação ambiental.
Fruta do cardeiro; Aparentemente comum, nessa época, no semiárido, é, nas atuais circunstâncias um verdadeiro milagre; em um raio de 1 km em torno da planta, são as únicas frutas de cardeiro; apesar de todos os mandacaru botarem flores, não se converteram em frutas por que não houve continuidade das chuvas; outra novidade é que as frutas ainda não foram comidas pelos pássaros ou pelos insetos, particularmente marimbondos que costumam fazer sua casa no cardeiro com 2 objetivos: se proteger do Sol intenso, e das chuvas (os galhos protegem); e já prevendo a frutificação do cardeiro; as vezes os marimbondos comem a flor do cardeiro.
Educação ambiental.
Mesmo não tendo opção de alimentação, está com 3 patas; isto é, as duas mãos estão presas por uma "peia" que limita seu deslocamento, tendo de fazê-lo com muita dificuldades, aos saltos; a parte verde que aparece atrás do animal, no chão, é sarça, altamente tóxica, e portanto intragável para todos os animais. A grama que o animal tenta comer nasceu recentemente com as chuvas precipitadas, tem 2 cm de altura, de modo que o animal terá que abocanhar mais terra do que grama. É uma judiação, mesmo não sendo obra de judia.
Educação ambiental.
Não tem o que se comer, e mesmo assim o buro está peado; é como se tivesse apenas 3 patas, deslocando-se com muita dificuldade, aos saltos, tirando sua liberdade de andar, limitando sua locomoção em busca de alimentos, mas também deixando-o vulnerável ao ataque de outro animal; é uma judiação nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário