sábado, 19 de agosto de 2017

Produzir a seca é subtrair a água

A açudagem foi a primeira ideia infrutífera para atacar a seca, que inclui açudes com mais de 5.000.000 m³ de capacidade, com parede de terra; barragens com parede de cimento armado, com o sangradouro sobre a parede; barreiros - pequenos açudes com menos de 1.000.000 m³; na construção de um açude se leva em conta captar e armazenar água das chuvas no seu tempo para dispor dessa água no verão, com: 1) volume de chuvas; 2) dimensões da bacia Hidrográfica - isto determina as dimensões do açude - parede, sangradouro, capacidade de armazenamento; os açudes do semiárido foram planejado para oferta média de chuvas de 500mm ao ano; no tempo de El ñino chovia 300mm ao ano, e o açude não tomava água; com La ñina de 1.200mm ao ano a parede do açude torava - arrombava com o excesso de água; com 600 a 800mm de chuvas ao ano todos os açudes enchiam e sangravam; açudes cheios com mais de 5.000.000 m³ seguravam água durante os 8 meses de verão.
 Porém à medida que o OME desmatava desordenadamente (chegando a 8% da eliminação da vegetação nativa do NE) todo o CLIMA se modificou para pior; a evaporação de água duplicou no chão, nos corpos das plantas e nos corpos dos animais, e nos reservatórios,  uma perda de água equivalente a água de uma chuva de 6mm, por dia; a temperatura mínima, média e máxima aumentou; baixou a umidade do ar; os ventos ficaram secos, arredios, descontrolado; as nuvens de chuvas perdem água, sem chover, ao atingir o território NU do NE; não há evaporação de água para suprir o AR e formar nuvem, PORQUE os reservatórios secam rapidamente e as plantas morrem.
 72 horas após a chuvas 90% da água desaparecem, sem deixar benefício para a vida; somente com chuvas maior que 50mm em 24 horas escorre água no riacho, para o açude; a água das chuvas é doce, cristalina, incolor, inodora, porém quando se precipita no chão - litosfera e corpos da litosfera, adquire, incorpora muitos elementos do chão, á molécula de água, já que a água á solvente e substrato da Natureza - água mole em pedra dura tanto bate até que fura - VIRA lixo. Apesar de ser um líquido grosso, pesado, evapora até 8 litros por m² da superfície do LIXO, por dia; significa dizer perda de 8mm por dia, e em 100 dias são 800mm, ou perda de 80cm de lâmina do líquido.


2 comentários:

  1. Instintivamente se subtrai a água doce das chuvas, seja expulsando-a por evaporação e outras perdas, seja CONTAMINANDO-A, transformando-a em lixo; cientificamente é possível captar água doce, potável das nuvens, com os pés no chão: nessa água não tem lixo, não tem minerais, não tem microrganismos anaeróbios (a maioria), não tem derivados de petróleo, não tem excrementos, não tem barro; a água das chuvas no semiárido tem pH 6,4, a única no BR.

    ResponderExcluir
  2. ATENÇÃO! Correção: a eliminação do da cobertura vegetal do NE nos últimos 200 anos chega a 85%; a cobertura vegetal é o quinto elemento da Natureza.

    ResponderExcluir