segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Construir sem servir no futuro, não presta.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Educação ambiental.

Casa antiga de Fazenda no Serido-RN, no meio da caatinga, vendo-se por trás, modelo do teto em "4 águas"; em destaque a "casinha", digo, sanitário a 6 metros de distância da casa o que certamente seria um inconveniente para chegar até ele na época das chuvas, e no Sol à pino. Neste caso apelava-se para o URINOL, ou pinico de ágata, porcelana  importado.

Educação ambiental.

Oitão da casa  da Fazenda da Bonita, Seridó-RN, com mais de 120 anos de construída, sobre uma colina de caatinga e lajedos emergentes, vendo-se de trás para frente; destacamos a árvore frutífera ATA, fruta de conde, pinha que nasceu no alicerce, base da parede, verde e frutificando; pelas condições, localização, não foi plantada pelo Homem; apesar da casa não ser habitada por muitos anos, a fruteira conseguiu nascer, se manter viva (provavelmente com 5 a 6 anos de vida) exatamente por ter nascido no pé da parede, sobre lajedos, impermeáveis,  recebendo muita água no tronco com qualquer chuvinha. A vida no sertão NE se mantém viva com pouco.

Educação ambiental.

Vista, por baixo,  da madeira e telhas de uma casa de fazenda construída há 120 anos no Seridó-RN, com todo material da área da fazenda. o chão, piso, é feito de tijolos rígidos de argila queimada, produzidos também nas terras da fazenda.

Educação ambiental.

Frente da casa sede da fazenda da Bonita que deu origem ao povoado de São José da Bonita, Seridó-RN, em 1.917, então município de Jardim do Seridó, cidade/município São José do Seridó-RN; a casa foi construída em cima de uma colina, da caatinga, sobre um grande lajedo, paredes feitas de tijolos rígidos, retangulares, fabricados na área, assentados na parede com caliça; as telhas de argila também fabricadas na área; a madeira do teto é a mesma extraída das matas das várzeas dos rios há 120 anos.

Educação ambiental.

Casa da sede da fazenda da Bonita em São José do Seridó-RN, hoje em reforma, vendo-se a estrutura das paredes de 50 cm de largura, tijolos rígidos de argila, queimados, retangulares, assentados na parede com caliça - CAL + areia, há mais de 100 anos; a casa foi construída em cima de uma colina, sobre um lajedo (rocha).

Um comentário:

  1. É cultura quando não é incultura- a diferença é que cultura é manifestação do espírito humano, e portanto imortal, enquanto que a incultura explode para dentro, implode o Homem e que passa despercebido com tempo.

    ResponderExcluir