quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O Homem brasileiro, a vida.

Educação ambiental.

Somente depois de contatos mais intensos com os índios, nativos tupiniquins, é que os colonizadores portugueses se convenceram de que no interior do Continente NE tinha riquezas minerais que não há na zona da mata; as entradas e bandeiras aconteceram na região Sudeste e na BA, mas todo o sertão nordestino, sertão de pedras, tem jazidas minerais diversas, e tem até petróleo e gás natural.

Educação ambiental

O Brasil nasceu na zona da mata nordestina, e Salvador, BA, foi a primeira Capital, Sede do 1º e 2º Governos gerais do Brasil. a zona da mata é a grande mata atlântica que vai de Ceará Mirim - RN até o RGS; mas a zona da mata NE é diferente em relevo, hidrografia, solo, e FLORA com 1m³ de volume de massa vegetal por m², razão das primeiras missões exploradoras portuguesas ao país Pindorama do pau-brasil comum entre o RN e o RJ. Pero Vaz de Caminha, escreveu: olhando-se  para o sertão tem água, terras e matas infindas, e que em se plantando tudo dar; De fato, para os europeus, do velho Continente gelado, a zona da mata era o Paraíso Terrestre, onde se podia colher todo o alimento natural - frutas, tubérculos, peixes de água doce nos rios, e no Mar contíguo; carnes, ovos, leite, mel em um só lugar; Mas os portugueses embebecidos com tantas riquezas e belezas da zona da mata, com fácil acesso ao mar contíguo, escoamento dessas riquezas, ficaram dezenas de anos na zona da mata, ao invés de adentrar no Continente NE, rico em minérios dos mais diversos.

Educação ambiental.

No últimos 200 anos a agropecuária nordestina eliminou 90% da vegetação nativa da zona da mata; 60% no nordeste amazônio, e considerando-se que no semiárido existe uma área, chamada caatinga, semiárido natural do NE com 250.000km², a perda de massa orgânica vegetal no Nordeste é de 945.000 km²; A história da Humanidade está repleta de exemplos de povos, inclusive nas Américas, que enfraqueceram, ou desapareceram como povos, nações,  por terem eliminado a cobertura vegetal de seus territórios; O reino vegetal é autótrofo ao sintetizar energias da Natureza para formar, criar massa orgânica; o Vegetal tem tudo a ver com a formação e manutenção do solo orgânico mineral; é o principal ELO do Ciclo Alimentar da vida na Terra; a cobertura vegetal controla a umidade do ar, umidade do chão; controla a intensidade e direção dos ventos; controla a incidência e reflexão da luz solar ;   cobertura vegetal tem tudo a ver com a formação de nuvens e formação de chuvas; um corpo atrai outro corpo na razão direta das massas e na razão inversa da distância - quanto maior a densidade de massa vegetal por área, mais nuvens e mais chuvas são formadas; o semiárido do NE, que era a caatinga de 250.000 km² passou para 900.000 km²; a consequência mais grave foi a redução na oferta de chuvas, conforme sugerimos no quadro acima; outra causa da degradação bem visível, consequência do desmatamento com fogo, é a salinização das várzeas dos rios, e a eliminação do solo de cerrado; 200 anos foram necessários para este resultado caótico, mas ainda é possível ressuscitar-se o Nordeste com os valores de água doce (chuvas), de solo disponíveis.

Educação ambiental.

Este Quadro mostra fielmente o Ciclo Alimentar ou nutricional da Vida na Terra. Dentro do CICLO, 10 elos.
Solo orgânico mineral, o 4º Elemento da Natureza - 1 ELO, no centro; todos os seres vivos vêm do solo e voltam ao solo (pó);
Reino Vegetal - AUTÓTROFO -  SINTETIZA, Converte a energia luminosa e calorífica do Sol; a água no estado líquido; 4 gases da atmosfera - nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e gás carbônico; nutrientes minerais, em MATÉRIA ORGÂNICA vegetal   -1 ELO;
Reino Animal com 4 ELOS, de acordo com 4 formas de nutrição, das quais o Homem e os insetos tem nutrição mista - herbívoro e carnívoro, embora o organismo do Homem só possa ingerir carne assada, ou cozida, mas come ovos, leite e mel (de origem animal) in natura. Os insetos comem todos crus.
Reinos dos microrganismos - 4 elos - fungos, vírus, protozoários(protistas) e monera (bactéria e algas);
Na concepção CIENTÍFICA do Ciclo Alimentar fica EVIDENTE que todos os Seres Vivos são alimentos, e se alimentam de TODOS; não há exceção; é Lei Natural.
O CICLO ALIMENTAR é contínuo, simultâneo, intermitente, e não há como eliminar um dos 10 ELOS sem provocar a extinção da vida na Terra.
A degradação ambiental do "progresso" do Homem agride a  vida animal e vegetal e favorece a proliferação de microrganismos, primeiros seres vivos criados em condições ambientais extremas na Terra; As bactérias podem viver eternamente, mesmo que a Terra se exploda, mesmo por que a bactéria está presente em outros corpos do Universo; Todo ser vivo é originariamente um microrganismo, e mesmo que o Homem se autodestrua, por exemplo, em uma guerra nuclear, a vida microscópica vai continuar dentro da ROCHA, no fundo do Mar, na atmosfera; A Vida inteligente, universal, adimensional, eterna, indivisível, onipresente que CRIOU o UNIVERSO, criou a vida de matéria na Terra, não depende de um corpo físico para se MANIFESTAR.

Um comentário:

  1. Somente quem conhece o Nordeste Brasileiro, à luz da Razão, pode produzir informação Científica.

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