sábado, 22 de julho de 2017

A informação parece simples, porém é extraordinária.

Comparando a água.
Nestas fotos, junto ao Mar, traçaremos paralelos entre os dados visíveis sobre sua Excelência, a Água Doce.
Para à Natureza há somente uma ÁGUA, há 3,5 bilhões de anos, mas se a água é volvente e substrato da Natureza a adaptabilidade dos seres vivos a essas condições cria formas diferentes de água; para o Homem, como ser investigativo,  existem dezenas de formas de água, e se associarmos sua condição instintiva, são mais outras dezenas de águas; todas as formas de água voltam à forma primitiva criada pela Natureza.
-
 Na imagem do meio o morro do Careca, em Ponta Negra Natal-RN, que não é um morro, porém uma duna (são diferentes).Na imagem 1 Enseada dos golfinhos, na imagem 3 um morro de massapê. Os 3 acidentes geográficos estão junto ao Mar de Natal, numa área não maior que 10km². A formação geológica de cada relevo é particular, a estrutura e composição do terreno, também.

 A  duna 2, de areia, formado pelo vento durante milhares de anos sobre uma elevação de pedras (embaixo); a enseada, de argila, formada sobre uma estrutura de pedras, por ação de "dobramento" durante  milhares de anos,criando um obstáculo que reteve a argila movimentada pela erosão eólica e pluvial; o morro de massapê formado há milhões de anos sobre uma estrutura de pedras; a estrutura de pedras é a rocha matriz; mais acima vem o subsolo e depois o solo; depois da rocha matriz a estrutura mais densa da "enseada" é o subsolo; na duna o subsolo seria a camada de areia sobre a rocha matriz; o solo modesto, fino que se vê com vegetação na duna é recente (relativo) e instável; o morro do careca já pode ter sido totalmente NU (sem vegetação).

O morro massapê é característico da zona da mata NE que vai de Ceará-Mirim RN à BA. Não existe no sertão, nem no agreste NE. o termo enseada se refere à posição da elevação de argila, junto ao Mar; existem morros de massapê na parte da zona da mata NE que chega até Mar. Apesar dessas 3 áreas estarem dentro de uma pequena área de 10km², as plantas de uma dessas áreas não nascem naturalmente nas outras duas áreas; Porque? Explicaremos no comentário.

Um comentário:

  1. Para o Homem investigativo essas pequenas explicações de que apesar dessas 3 áreas estarem numa pequena área de 10km²,as plantas de uma não nascem nas outras; que a água em uma não é a água da outra; que cada acidente teve uma FORMAÇÃO geológica diferente, parece estranho, e para o " Homem" sem formação "científica????", mesmo constatando que de FATO as plantas são diferentes, as estrutura dos terrenos são diferentes externamente, vê nessas explicações uma espécie de feitiçaria (ou coisa que o valha) e provavelmente por essa explicação CIENTÍFICA INÉDITA perdemos mais uma "penca" de visitadores deste BLOG; o BLOG não publica informações regurgitadas por outras fontes, e tem compromisso com a VERDADE, já que nosso objetivo é que esse material possa,no futuro, ser a base de uma literatura ambiental no Brasil; a nossa, copiada dos USA em 1.992, está, sem exagero, defasada no tempo, em mil anos, e no espaço interplanetário.

    ResponderExcluir