domingo, 16 de julho de 2017

Se tem água a gente mostra; se não é água, também



1)O que parece água não é: um riacho no agreste RN; Existe  a vida de água doce nas terras emersas e a vida de água salgada nos Oceanos – uma não sobrevive no ambiente da outra.





2)Um açude ou barragem é uma obra de engenharia para captar e armazenar água das chuvas e disponibilizar essa água no período seco.


Um comentário:

  1. Se tem água a gente mostra, se não... na foto 1 no agreste RN um poço armazenado no riacho; devido o alto teor de nitrato e cloreto de sódio esse líquido tem alto teor de salinidade; existe vida de água doce nas terras emersas e vida de água salgada nos Oceanos e mares - uma não sobrevive no ambiente da outra; os animais irracionais analisam esse líquido, com: visão, olfato e paladar; a visão física do líquido engana, porém o olfato e paladar convencem o animal de que o líquido não pode ser ingerido; somente duas espécies de vegetais sobrevivem nesse ambiente salinizado - algaroba, originariamente de desertos secos e salinizados; e a grama pirrichil originariamente da areia da praia salinizada, ambas absolutamente estranhas e agressivas ao ambiente e do semiárido.
    A FOTO 2 - a ideia do açude no NE já tem 300 anos, idealizada para captar e armazenar água das chuvas para disponibilizar água no verão seco que pode durar 8 meses, ou no ano de El ñino com 300 dias sem chuvas; porém a realidade climática no NE é outra.

    ResponderExcluir