segunda-feira, 31 de julho de 2017

Reação positiva.


Reação positiva da Natureza estampada nas 3 fotos com vestígio da ocupação humana; mas poderia ser uma reação negativa; essas instalações humanas funcionaram de 1.965 a 1.975 durante a construção da BR 304 e estavam localizadas dentro de uma área de CERRADO no agreste RN.

Esse exemplo de reação positiva da Natureza é bastante raro, já que a presença do Homem em qualquer lugar da Terra é de PREDADOR de todos os elementos climáticos ambientais: poluição, degradação, agressão permanente ou duradoura ao solo, à água DOCE, aos gases da atmosfera, à luz solar, mudando para pior(ou invertendo valores naturais) a temperatura, os ventos, o oferta de chuvas.

O grau de agressão da ocupação humana vai depender do grau de agressão, ou o efeito causado À COBERTURA VEGETAL que é o quinto Elemento da Natureza;  nesse ambiente do agreste RN a cobertura vegetal de CERRADO era superior a 0,50m³ por m² em uma área contínua superior  a 7.000 km², e a agressão principal, com a eliminação da cobertura vegetal aconteceu com a construção de uma rodovia (Federal) com  100m de largura. Ver cometários... 

4 comentários:

  1. Na foto 1 ruínas de uma edificação rodeadas com vegetação nativa de médio porte, do CERRADO; na foto 2 uma área cimentada onde nenhuma semente de planta poderia germinar - falta solo e falta água - é o que acontece com o lajedo, pedra - um deserto de pouca vida limitada pelo ausência de solo e ausência de água para as raízes das plantas, e consequentemente a vida animal é ausente, ou diminuta. Essa área se restaurou parcialmente em 50 anos porque a ação nefasta do progresso do Homem se resumiu a 2 km², dentro de uma área de CERRADO com vegetação maior que 0,50m³ por m², quinto elemento da Natureza.

    ResponderExcluir
  2. Na América do Sul existem áreas que depois de devastadas pelo Homem foram abandonadas a mais de 500 anos, e até hoje a vegetação, a fauna e o solo não se restauraram completamente, a exemplo das terras Andinas dos Incas, Astecas e Maias; o Homem moderno do Século XXI, com seu progresso, envolvimento insustentável é potencialmente mais agressivo, mais nocivo ao Ambiente do que o Homem pre-histórico; isto é, individualmente.

    ResponderExcluir
  3. É impossível que a atual Humanidade, Homo Sapiens, esteja na Terra no ano 2.200 EC; a destruição de suas ações foi multiplicada milhões de vezes com o LIXO petrolífero e lixo nuclear; mas também com o USO de drogas nos seus excrementos. O Homem, Humanidade se transformou numa verdadeira bomba de destruição em massa; é que o Homem nasce irracional como todos os animais, apesar de nascer com os 2 ingredientes que criam, estabelecem a Vida Inteligente no Universo - Mente (psíquico) e Espírito, Sobrenaturais ( que não podem ser gerados pelas leis da Natureza), mas que dependem de exercícios de qualidade na educação, na instrução e na espiritualidade, cada vez mais degenerados pelo próprio Homem.

    ResponderExcluir
  4. Chama a atenção o grau de restauração do cacto na foto 3; o Homem o cortou pelo tronco, quebrando o CICLO de suprimento (nutrição) e água - as raízes; essa restauração se torna mais importante quando se está no semiárido NE, com chuvas de baixas precipitações, distanciadas entre si, com verão seco de até 240 dias, com o solo esgotado, ou eliminado pela agriNCULTURA paleolítica; O Cardeiro, mandacaru é uma planta que durante o período das chuvas, acumula TODA água no corpo; 1m³ de massa de mandacaru tem mais de 700 litros de água; o cardeiro dispõe de mecanismos biológicos para reduzir a evaporação de água do corpo; a epiderme dispõe de uma película impermeável; a cor verde do cacto, com muita clorofila o permite manter-se vivo por muito tempo, mesmo apartado (cortado) do chão; vejam-se que todo seu corpo criou raízes no chão, e do corpo horizontal brotou vários galhos verticais; nenhum outro cacto do semiárido poderia empreender essa restauração fantástica.

    ResponderExcluir