segunda-feira, 31 de julho de 2017

árvores do CERRADO

Jurema é uma planta da família das leguminosas, comum no Nordeste brasileiro, com propriedades psicoativas. A família das leguminosas possui importantes espécies cultivadas para alimentação, inclusive do nordestino (MangalôAnduAlgaroba, além de Feijões de diversas espécies incluindo a Soja. A subfamília Faboidea ou Fabaceae) também exerce importante função ecológica por abrigar espécies de bactérias nitrificantes ou seja que fixam nitrogênio, essencial para a vida, no solo. [1]
O termo Jurema designa várias espécies de Leguminosas dos gêneros MimosaAcácia e Pithecelobium[2] [3], No gênero Mimosa, cita-se a Mimosa hostilis Benth., a Mimosa Verrucosa Benth e a Mimosa tenuiflora. No gênero Acácia identifica-se a Acacia piauhyensis Benth, ou Acácia jurema, além disso várias espécies do gênero Pithecellobium também são designadas por esse mesmo nome. A classificação popular distingue a Jurema branca e Jurema preta. Para Sangirardi Jr.(o.c.) a Jurema preta é a M. hostilis ou M. nigra, a Jurema branca o Pithecellobium diversifolium Benth e a Mimosa verucosa corresponde a Jurema - de – oeiras. Ainda segundo esse autor o termo Jurema, Jerema ou Gerema vem do tupi yú-r-ema – espinheiro. Entre espécies conhecidas como jurema inclui-se ainda: Jurema-embira (Mimosa ophthalmocentra); Jurema-angico (Acacia cebil). Souza et al. [4] em estudos de revisão identificou dezenove espécies diferentes conhecidas como "Jurema" onde se constata a presença de alcalóides, embora, segundo seu estudo as espécies conhecidos sobretudo como como "jurema-branca" não contenha alcalóides triptaminicos.

Angico é uma árvore do gênero Piptadenia, encontrada na América Tropical – principalmente no Brasil. Costuma ser cultivada por causa da alta qualidade de sua madeira, que é utilizada para fazer móveis e outros objetos que necessitam dela como matéria prima. Mas esta não é a única utilidade desta planta. Segundo estudos, suas cascas possuem inúmeras propriedades medicinais.
A fisionomia da planta lembra o mato. A árvore é bem galhosa, frondosa e possui galhos bem fortes e ramificados. As folhas são pequenas e as flores são de cor branca. Costumam aparecer em grande quantidade, mas não apresentam nenhuma espécie de odor. O fruto desta árvore parece com a vagem: é comprido, achatado e possui sementes bem pequenas.
Propriedades medicinais do Angico
·         É muito utilizado para doenças respiratórias como asmatosse bronquite.
·         Também é muito utilizado para casos de diarreia e disenteria.
·         Gripes e resfriados também podem ser tratados com as cascas desta árvore.
·         Ajuda a aliviar vários tipos de problemas nos pulmões.
·         Cura inflamações como a faringite.
·         Muito utilizado também no combate ao raquitismo.
·         Também a debilidade orgânica pode ser tratada com o chá de angico.

Umburana é uma planta de grande porte e bem aromática semelhante ao cumaru, que se dá mais em áreas tropicais do Brasil e partes Amazônicas, podendo ser usada como anti-inflamatória ou para tratamento de problemas de pulmão, tomando seu chá e xarope.

Nome científico
Amburana Cearensis

Outros Nomes

Amburana, Amburana-de-cheiro, imburana, imburana-de-cheiro, cerejeira, cumaru, cumaru-de-cheiro.

Família
Fabaceae, Leguminosae

Características
§  Árvore grande, medindo até 20 metros se for da natureza, e pouco menos se for cultivada.
§  Casca bem grossa no tronco. Quando se desprende do tronco, deixa manchas esverdeadas ou vermelhas.
§  Folhas compostas, pinadas com folíolos redondos que pode ser oval. Me de até 3 cm de comprimento.
§  Suas flores são muito cheirosas, bem aromática e dá pra conhecer pelo tom branco das flores pequenas perto de outras esverdeadas mais novas ao redor.
§  Os frutos são vagens que tem uma semente dentro revestida. Vagens de até 8 centímetros de comprimento.
§  Assim como o cumaru, todas as artes da planta são aromáticas.


Componentes Químicos
§  Sementes: Glicerídeos, ácido palmítico, ácido linoleico, ácido oleico, acido esteárico, cumarinas, 6-hidroxicumarina.
§  Cascas: Cumarinas, isocampferídeo, flavonoides.
§  Madeira: Ácido vanílico, cumarinas, afrormosina, beta-sisterol.
Árvore Angicos, leguminosa de grande porte do Cerrado do  Agreste e do Sertão NE, aqui no meio de vegetação secundária, salva do machado, da foice e de fogo NE.

Árvore Jurema, leguminosa de grande porte no CERRADO do Agreste e do Sertão NE, porém na caatinga do sertão tem porte e arbusto, quando adulta, e não passa de 3m de altura - eis a questão.

Umburana, árvore de grande porte, madeira de lei, e medicinal, típica do CERRADO do Agreste e Sertão NE, praticamente extinta nessas áreas; empregada também no artesanato (inclusive, santeiro, imagens de madeira) e barris para "carregar água - 4 barris de 20L na cangalha do jumento e também grandes barris para armazenar aguardente, e/ou vinho  para o "envelhecimento". O mulungu e o cumaru são árvores de grande porte do Cerrado do Agreste e do sertão, confundidas com a árvore AROEIRA, também do CERRADO; com A DEVASTAÇÃO da cobertura vegetal do CERRADO do NE, mais de 80% do Agreste e mais de 30% do sertão, raramente se vê essas plantas do Cerrado, nem tampouco há (ainda) sementes dessas plantas para nascer; com o solo (de CERRADO) NU por tantos anos, já não existe o solo típico do CERRADO, e todas as variáveis atmosféricas foram alteradas, inclusive a oferta de chuvas - uma catástrofe.



 Aqui a umburana foi transplantada ( o galho) para formar uma cerca VERDE, VIVA.
Atenção! A umburana Não nasce na caatinga do sertão (nasce no cerrado) já que a caatinga é semiárido natural PORQUE não tem solo orgânico mineral há milhões de anos; o Angicos também não nasce na caatinga, onde a jurema tem porte de arbusto.



2 comentários:

  1. Estas informações com texto e imagens de propriedade intelectual neste BLOG são muito importantes como educação ambiental: 1) na literatura ambiental BR essa área do agreste devastado é chamada de caatinga, já que agora, com até 240 dias de verão, sem chuvas; 2) a maioria dos arbustos e das árvores (exceto as leguminosas, umburana e umbuzeiro) perdem as folhas e nessa condição não processam a fotossíntese, perdendo 90% da água do corpo, e assim não colhem nutrientes minerais, ficando da cor cinza, que na mesma literatura BR, consta: 3)caatinga é uma mata cinzenta - mais dois absurdos - 4)caatinga significa clareira, sem matas, com plantas a nível arbustivo, dispersas, com clareiras sem vegetação de até 2.000m²;5) a caatinga é totalmente VERDE na época das chuvas, quando a 6)massa vegetal, com as gramíneas e plantas rasteiras que nascem, é multiplicada por 6. De fato e direito(por ignorância) a literatura ambiental BR se parece com a letra do samba do crioulo doido, uma página cultural que faz uma crítica a nossa cultura; é uma ZONA; isto é, assunto de cabaré, de baixo calão, baixo meretrício..

    ResponderExcluir
  2. No Sertão RN existe um município com o nome de Angicos que surgiu (a cidade) ás margens de um rio (que já foi temporário, e hoje é rio seco, morto) margeado por caatingas (onde não existem plantas a nível de árvore) porém suas várzeas, as terras mais férteis do NE tinha uma vegetação de porte semelhante ao da Mata Atlântica, porém típica de CERRADO (espécies); enquanto no CERRADO o angico tem até 20m de altura (no pico da copa), nessas várzeas o Angico e outras árvores chegavam a 30m de altura; no CERRADO massa vegetal de até 0,60m³ por m², e nas várzeas dos rios do sertão chegando a 0,80m³ por m².

    ResponderExcluir