quinta-feira, 2 de agosto de 2018

A PLANTA, a VIDA.




A Planta – tempo 13 e 14. (Um testemunhal muito bem documentado em um Livro milenar - a Bíblia aceito como FATO por 1/3 da atual humanidade)

13)A planta retrata o clima do lugar ontem, hoje e amanhã. A planta escolhe o lugar para nascer e viver de acordo com os 4 elementos da Natureza e suas variedades atmosféricas.  A UTILIZAÇÃO do CLIMA é que faz o condicionamento para a Vida, todavia o homem  só aprendeu a USÁ-LO. O homem é o centro e a razão de tudo o que acontece ou deixa de acontecer no Planeta Terra, porque é a única parte da Natureza que pode ter racionalidade – ciência e consciência, porque pode ter um Espírito Imagem e Semelhança de Deus.

A agricultura é o marco da civilização humana, quando o homem deixou de ser nômade, se fixou na terra para produzir seu alimento, exatamente na passagem do Homo Erectus para Homo Sapiens, culminando, inclusive, com a evolução mental, intelectual, espiritual, quando homem teve o cérebro evoluído de 800cm³ para 1.500cm³ (tudo muito bem explicado na História da humanidade).
Já vimos em outro Veredicto, que o primeiro agricultor e o primeiro pecuarista (produzindo alimentos) civilizados, foram designados por Deus em Gn 4. A agricultura naquele tempo (há = ou - 7.500 anos) e naquele lugar (onde hoje é o Iraque, Iran, Síria)dependia de um Homem evoluído intelectualmente, que ainda não existia.
O lugar (que hoje é deserto) era semiárido, com clareiras de vegetação rala,  própria da baixa pluviosidade (menor que 50mm/ano) e  solo desprovido de nutrientes minerais, mas, havia junto à água dos rios Tigre, Eufrates, Gion, Fison (Mesopotâmia), vegetação exuberante mantida pela umidade e fertilidade do solo.
Esse seria o espaço ideal para a lavoura produzir (como produziam as plantas nativas). O agricultor necessitava ocupar, com sua lavoura, a área ocupada pelas plantas; Isto é desMATAR.
Não havia ferramenta para o desmatamento, mas havia o fogo (o homem o considerava sagrado, sobrenatural, obra de Deus),que embora destruidor, era a única opção.
Assim foi: o homem colocou fogo nos troncos das árvores vivas (verdes), dias após dias, até matá-las, transformando-as em cinzas e fumaça (como ainda hoje se faz na agricultura do nordestino).
Deus esperava que a inteligência do homem fosse capaz de transformar as terras secas e mortas em terras férteis e úmidas; que pudesse produzir seus alimentos sem ter que destruir (para abrir espaço para a sua lavoura) a vegetação  nativa que Deus ( a Natureza, como instrumento) havia plantado, e, que tinha servido de alimento durante milhões de anos para o Homo Erectus e outros seres vivos.
O resultado é que Deus condenou aquela agricultura do seu (escolhido) lavrador, decepcionando-se, mais uma vez com o homem que havia criado á sua imagem e semelhança, ciência e consciência.
Com essa agricultura do fogo o PARAÍSO TERRESTRE de então(citado na Bíblia) transformou-se no inferno que hoje é o Iraque e adjacências.
De acordo com 99% dos agricultores nordestinos e 70% dos agrônomos, nas cinzas resultante da combustão de madeira há uma boa porcentagem de nutrientes minerais para a lavoura, mas, vejamos, em raciocínio lógico (e intuitivo)o que acontece, de fato: O corpo do vegetal vivo, verde, é constituído de 60% a 65% de água e gases, 27% de matéria orgânica e 8% de nutrientes minerais.
Se colocarmos no fogo  um corpo vivo (animal ou) vegetal, a transformação pela ação do calor de 300ºC das coivaras, fogueiras juninas e queimadas, é a seguinte: os 65% de água e gases evaporam, todos em forma de gás(vapor de água) para a atmosfera e jamais voltarão ao lugar(da queimada), o que significa dizer que a água do vegetal é expulsa do ambiente; se for um lugar muito úmido o ambiente não sente falta dessa água, mas se for no Nordeste seco, é desastre; os 27% de matéria orgânica viram fumaça, lançada na atmosfera com derivados de carbono, fuligem, provocando todo tipo de desordem(degradação), inclusive a chuva ácida, o ácido nítrico que forma o salitre no solo e muito mais.
Dos 13 nutrientes minerais básicos que existe no corpo de um vegetal vivo, verde, 80% deles terão a estrutura alterada no fogo de 300ºC das queimadas do Nordeste.
Significa dizer que a agricultura do fogo nordestino é semelhante a agricultura praticada por Caim há 7.500 anos, condenada por Deus e pela Natureza, e o desfecho será o mesmo que o Oriente Fértil  contemplou – o fim da vida animal e vegetal – deserto.
O Nordeste produz menos de 30% do alimento que consome, 20 milhões de nordestinos recebem menos de 1.000 calorias(cada indivíduo) na refeição diária o que lhe atrofia o corpo, a mente e o espírito. Nos últimos 100 anos 70% do povo nordestino sofreram uma redução na caixa craniana que vai de 100cm³ a 200cm³; se continuar nesse ritmo retrocederá à mentalidade do Homo Erectus até o ano 2.100.

14)Deus não quer que a Terra morra (ainda baseando na Bíblia, milenar, que tem a credibilidade de 1/3 da Humanidade)
 A gente que vive da Terra fazendo agricultura ou criando vacas, cabras, ovelhas temos de saber trabalhar a terra para que ela continue sempre viva e assim a gente e os bichos não morramos de fome e sede.
A gente, os bichos e as plantas comemos da terra porque a gente é terra e tudo o que comemos vem da terra, do chão das PLANTAS.
Para a terra produzir  os alimentos da gente, dos bichos e das plantas é preciso que ela tenha sustança, é preciso que a terra esteja viva.
Terra esgotada é terra morta.
Para a terra ter vida é preciso ter luz do Sol na medida certa, ter água doce em quantidade e qualidade, ter vento com direção e intensidade compatíveis com a vida.
 O vento é o Ar Atmosférico que tem o principal nutriente das plantas, que UMIDADE é o nitrogênio. O Ar Atmosférico também tem o oxigênio de nossa respiração aeróbica, mas esse oxigênio é preparado pelas matas e florestas.
Insistimos nessa VERDADE Científica, infalível: A gente passa dias sem comer, passa horas sem beber água, mas não passa 20 minutos sem respirar o oxigênio preparado pelas plantas e armazenado na Atmosfera.
Toda planta tem uma finalidade, pois a Natureza não iria criar uma coisa que não serve pra nada. A Natureza só cria vida para servir à vida; quem não vive para servir não serve para viver.
Deus mandou os homens escreverem na Bíblia, Capítulo 2, versículo 5 do Gêneses que sem chuvas não existem plantas, sem chuvas não existe o homem para cultivar a terra; isto quer dizer que sem as matas não existem as chuvas, não existe vida; Deus fez a chuva para tender as plantas porque as bichinhas não podem andar e terão de receber água das chuvas no seu lugar.
Há milhares de anos atrás Deus colocou neste lugar, onde estamos agora (NEBR) chuva de água doce, plantas de todos os tipos, bichos de todas as qualidades (espécies), tudo na medida certa para que esta terra permanecesse viva até os confins dos tempos, mas o povo que veio de Portugal para o Brasil, e também os escravos trazidos da África só sabiam fazer agricultura com fogo; danaram fogo para fazer o roçado, danaram fogo para fazer os campos de pastagem do gado.
Esses nossos antepassados ensinaram a gente  a fazer agricultura com fogo e aí a terra foi morrendo, a água doce foi secando ou ficando salgada, a chuva foi diminuindo e hoje a gente passa fome neste lugar que já teve tanta fartura.
No começo havia uma seca de 8 em 8 anos, depois foi uma seca de 5 em 5 anos e agora são  3 anos de seca de 3 em 3 anos; assim não tem vida que aguente.
O fogo seca a água e mata a vida. O Padre Cícero Romão do Juazeiro dizia nos seus sermões que os romeiros não deveriam queimar o mato do roçado porque isto afasta as chuvas e aumenta a praga de formigas, lagartas e gafanhotos na lavoura, mas o agricultor do Nordeste continuou fazendo agricultura com fogo, e assim a Natureza, que foi criada por  Deus, está morrendo e todo mundo morrendo de fome, sede, pragas e doenças.
O fogo seca a água doce e mata a vida.

Poesia: qualquer mato que morre é adubo, quase igual ao estrume de gado, enterrando com folhas, talo e tudo, é remédio pra terra, pro roçado. Nunca arranque o mato afastado, que segura a sustança e o molhado; o mais certo é mantê-lo aparado, pro legume não ser prejudicado.
As queimadas não trazem benefício, a queimada é uma maldição; quando for preparar o seu roçado, pegue o mato e enterre ele no chão; se você fizer isso meu irmão, tá trazendo a riqueza e o progresso; o Nordeste inteirinho te agradece e se acaba o deserto do sertão.




Um comentário:

  1. 1,2,3 e 4) Quando a ÁGUA doce seca, fiCa salgada, ou contaminada, imprópria para a vida animal e vegetal nas terras emersas, QUANTO DE VIDA AINDA RESTA?

    ResponderExcluir