5) Problema Social – Ordem e Progresso.
O Lema Ordem e Progresso que aparece no centro da Bandeira Brasileira foram criados com a Bandeira, no Brasil império, e representa um estado de espírito dos dirigentes brasileiros da época,a elite, naturalmente influenciada por exemplos de outros povos, provavelmente europeus de onde origina-se a elite brasileira que governava o País. O lema é produto de um estado de espírito chamado “positivismo”. O Brasil teve outras bandeiras e outros lemas durante o Império, mas prevaleceu o atual símbolo demonstrando que a força do positivismo se sobrepôs ao negativismo que também existia. De fato não há progresso sem ordem, nem ordem sem progresso. Hoje a ciência da economia considera progresso não apenas a produção interna de bens de consumo, serviços, exportação de matéria prima, mas a capacidade do povo em expandir seus valores culturais, intelectuais, conquistando outros povos, que absorvem esses valores por apresentarem involução se comparados aos seus valores importados; isto é bem acentuado no Brasil que é, literalmente, uma cópia cultural dos EEUU, inclusive no tráfico e uso de drogas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1.500 já existia a cultura indígena, frágil e inconsistente, não “cultuada” pela cultura medieval portuguesa; depois chegaram os escravos negros africanos cujos valores culturais oscilavam entre a cultural medieval portuguesa e a cultura indígena, sendo parcialmente absorvida pela elite portuguesa exploradora do Brasil. Dessas 3 culturas surgiu a cultura mestiça brasileira que chega ao Século XXI com seus vícios, somadas às mazelas da cultura USA. O índio com sua liberdade irresponsável, inacessível a qualquer valor estranho à sua cultura; o africano exibicionista e moleque; o português explorador potencialmente corrupto, depravado, autoritário. Dessa herança cultural surgiram as duas leis que regem o Brasil: levar vantagem em tudo e aplicar, em qualquer circunstância, o jeitinho brasileiro, que se reflete nos atos da corrupção política, no crime organizado, no tráfico e consumo de drogas, na prostituição, na degeneração da família, “valores” exportados com os craks de futebol, as prostitutas, os homossexuais masculinos, etc, mas certamente com pouco efeito em culturas de 2º e 3° mundos. A cultura é formada de valores que mudam no tempo e no espaço, de acordo com a Razão, que é a projeção intelectual do espírito humano, mas o brasileiro só absorve os maus exemplos.Os economistas afirmam que o Brasil não cresce a mais de 20 anos; a fuga de nossas riquezas cresce a cada dia, sem compensação, prova inconteste de que o problema é cultural. Já não somos uma Nação “positivista”, nacionalista; sem ordem não pode, de fato, haver progresso (sustentável) continuado.
Educação ambiental.
6)Administração e políticas públicas inválidas. Os assentamentos do INCRA no Nordeste. Fotos de 1 a 6.
Para expor essa matéria, de interesse dos poucos brasileiros responsáveis que ainda existem, vamos registrar com dados e fotografias, o assentamento do INCRA no agreste RN, tendo em vista que todos os assentamentos dos “com terra” no Nordeste são igualmente um desastre social e econômico.
A fazenda Lagoa Nova foi adquirida por mais de 3 milhões de reais, incluindo as terras, máquinas agrícolas usadas(algumas em sucatas), uma usina de moer cana-de-açúcar (sem ter cana para moer) e cerca de 2.000 cabeças de gado bovino; diferentes de outras ocupações de terras, pelas “sem terra”, a fazenda foi ocupada a convite do fazendeiro tendo em vista que somente o Governo Federal(INCRA) investiria esse montante de dinheiro em uma propriedade que já havia falido na criação de gado, falido como plantio e beneficiamento da cana-de-açúcar; terras esgotadas, salinizadas, com água salgada nos lençóis subterrâneos e nos açudes. Os sem terra foram assentados em 1.999 recebendo (cada família assentada) recursos pecuniários, implementos agrícolas, algumas cabeças de gado e uma cooperativa para o beneficiamento do leite produzido no assentamento; até o ano 2.006 os Governos Federal e Estadual construíram as moradias (240) das famílias e outras instalações de água, energia elétrica, estradas carroçáveis, escolas, postos telefônicos, custos não inferior a 4 milhões de reais; durante esse período(1.999 a 2.006) o Governo Federal investiu em torno de 3 milhões de reais na compra de gado, na famigerada “agricultura familiar” que não existe e nos programas assistencialistas do PRONAF. A ideia inicial (que só funciona na teoria) era de que essas famílias começassem a pagar essa dívida (6 milhões de reais) a partir do 3º ano de ocupação(2.002), mas o fato é que as famílias não conseguem produzir o alimento que consomem(O RN produz menos de 20% do alimento que consome) e grande parte dos bens comprados com o dinheiro público foi convertida em dinheiro para a compra de alimentos; das 6.000 cabeças de gado bovino adquiridas restam menos de 1.000 cabeças.A produção (média) de leite neste Município é de 4.000 litros por dia, mas a população é de 7.000 habitantes, meio litro de leite por habitante. De 1.999 para cá teve 2 anos de inverno normal (800mm a 1.00mm ao ano) em 2.000 e 2.004, mas também não houve produção agrícola para alimentar as famílias assentadas, no verão de 8 meses.A lavoura de subsistência – milho, feijão macassar e mandioca (para a farinha) já não corresponde as expectativas (como há 100 anos) não só pela redução na oferta de chuvas, mas também porque o solo agrícola foi arrancado pelo arado da capinadeira, do trator e pela erosão; as melhores terras agrícolas, as várzeas dos riachos temporários, estão salinizadas(com salitre, nitrato de sódio). As famílias só têm alimentos da sua agricultura durante um mês do Ano, no momento da colheita (quando tem) do feijão macassar, milho e mandioca, já que terão de vender esses “produtos” para a aquisição de mercadorias que o roçado não produz, mas ainda falta calçado, roupa, remédio, e não há como pagar as contas de luz elétrica e de água. O pasto para o gado só existe durante a estação chuvosa que varia de 2 a 4 meses por ano; no verão o alimento do gado seria o capim plantado nas vazantes junto à água (represa) dos açudes, mas como a oferta de chuvas está diminuindo ano após ano, os açudes tomam pouca água e quase sempre secam no verão. Durante o verão as melhores vacas leiteiras não produz (cada uma) mais que 5 litros de leite, que é vendido para a compra de ração, leite de 2 ou 3 vacas para comprar ração para um plantel de 10 a 12 animais. A usina de moer cana-de-açúcar que foi adquirida (com os recursos destinados à produção agrícola) por 800 mil reais foi vendida 4 anos depois, na sucata, por 40 mil reais, sem retorno ( com alegação de capital de giro) para os assentados. As (cerca) de 700 pessoas (240 famílias) sobrevivem com os programas assistencialistas, paternalistas (90% de fome+) ou trabalhando em outras atividades. Seria de bom alvitre que nos assentamentos do INCRA, no Nordeste, construíssem também um cemitério para não sobrecarregar os das cidades do semi-árido nos próximos 10 anos.
E agora, zésmanés?
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