Os cactos no telhado da casa mostra o quanto essas plantas são adaptadas a condições extremas de escassez de água e de solo; no telhado da casa o solo é areia e folhas secas trazidos pelos ventos; a água somente a da chuva, no seu tempo, que dura de 60 a 150 dias por ano no semiárido; a exemplo das leguminosas esses cactos poderiam colher água da umidade e nitrogênio (nutriente) do AR?
Educação ambiental.
Fruto da umburana; semelhante ao UMBU, porém menor. quando bem maduro é comestível; todo o corpo da umburana - raízes, caule, folhas, flores, frutos, é útil; muito usado na fabricação de medicamentos, tônicos, cicatrizantes, cosméticos; sua madeira é muito leve, e foi usada na fabricação de canoas, tantos pelos índios, como pelos colonizadores. Tem um odor agradável, inconfundível que permanece até na madeira seca da umburana; existe várias espécies de umburanas, que no NE são conhecidas como mulungu, cumaru, todas madeiras nobres; esse odor é liberado até quando o vento toca na ramagem da árvore.
Educação ambiental.
Caule da umburana; muito bem servido de fotossíntese, com muito sangue verde - clorofila. As tábuas da madeira umburana são empregadas na construção de barris para o envelhecimento de bebidas fermentadas, e destiladas; também foi muito usada na fabricação de portas, janelas, imagens de santos, bustos de autoridades, rabeca, tamancos (calçado), cadeiras, camas, tamboretes, gamelas, farinheiras, colheres de pau, armários, tacos (piso), e assim foi quase dizimada; a umburana aparece em todos os cerrados do Brasil, inclusive nos CERRADOS do sertão nordestino.
Educação Ambiental Científica é ciência EXATA; nada fica oculto, nem há contra-informação, desinformação; não há meias-verdades, ou desconstrução de fatos.
ResponderExcluir