quarta-feira, 11 de julho de 2018

Porém a seca não para; continua a todo vapor.

Chuvas fora de época são até oito vezes maiores que o esperado para julho em cidades do Ceará

O volume de chuvas em julho ultrapassou a média em 12 macrorregiões do Ceará. Em Umari, no Cariri cearense, em dois dias choveu oito vezes mais do que o esperado para todo o mês, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Funceme. O volume esperado para todo o mês na cidade é de 12,6 milímetros, e o município recebeu 105,8 milímetros.
As chuvas registradas em todo o Ceará neste período são conhecidas como chuvas da pós estação. O período mais chuvoso no Ceará ocorre entre fevereiro e maio. Ainda de acordo com a Fundação, essas chuvas se caracterizam por ocorrerem devido a um fenômeno meteorológico chamado ondas de leste.
Já em Fortaleza, o volume de chuvas foi duas vezes maior do que o esperado. Choveu mais de 150 milímetros em três dias. A média de chuvas na capital cearense para todo o mês de julho é de 59,3 milímetros. Com a precipitação, várias ruas ficaram alagadas na manhã dessa terça.
Conforme a Funceme, a previsão de chuva para o restante da semana em Fortaleza é de nebulosidade variável, com eventos de chuva.

Um comentário:

  1. Há um decreto da prefeitura de Fortaleza-CE para indenizar os turistas que SOFREREM com a chuva na cidade do Sol; neste caso, das chuvas fora de época, a indenização deve ser dobrada; no CE a chuva é sempre uma desgraça, como acontece também no RN, com as chuvas de ontem - 100718 de Natal a Touros-RN. Que maldição!

    ResponderExcluir