terça-feira, 28 de agosto de 2018

Não só espinhos,mas, flores também.

Educação ambiental.

O registro fotográfico dessa flor, em uma blog de Educação ambiental, mesmo com informações  científicas, certamente é comum; chamar a atenção para os detalhes do corpo da flor, para a cor, para os elementos funcionais que a constituem como órgão reprodutor da planta; não seria novidade dizer-se que ela exala um perfume muito agradável que tem a finalidade de atrair animais (principalmente insetos alados) polinizadores, normalmente abelhas, e que sem esse adjutório SOCIAL não haveria reprodução; Mas  dsoriedem.blogspot.com  - Educação ambiental científica é, diferente de qualquer outro órgão, instituição,  PRODUTOR, e não consumidor da informação; Esta flor é registrada, postada nesta página: 1) Essa (e outras) flor só aparece  no semiárido NE na época das chuvas, se o volume de chuvas for maior que 300mm em período de 90 dias, tempo suficiente para  manter o solo úmido para a semente germinar, a planta crescer e se reproduzir, primeiramente botando a flor que será convertida em frutos, vagens, com sementes; 2) em 2.012  a semente da planta dessa flor germinou, cresceu, mas como a oferta de chuvas na área foi menor que 150mm, não teve flor. 3) as abelhas, principais agentes polinizadores das plantas praticamente desapareceram no semiárido, por conta das longas estiagens, quando não há flores para lhes fornecer o néctar para o mel, seu alimento; a probabilidade dessa flor não se converter em sementes, por falta de abelhas para a polinização, é muito alta; 4) Eu, como parte desse MEIO, entendo que só verei essa, e outras flores nesta área do semiárido, a partir de do mês de maio de 2.014; Provavelmente os visitadores desse BLOG vão concluir que isto é conhecimento empírico (sem fundamento científico); Mas o que é ciência se não trabalhos de pesquisas empíricas a partir de valores intuitivos, empregando-se instrumentos de investigação? Como produzir informações de Educação ambiental sem apontar as causas sócio-ambientais que inibem a CRIAÇÃO, o Estabelecimento, a Reprodução dos elementos dos reinos animal e vegetal de um BIOMA?  Como ignorar que se ESTA Flor não se converter em frutos,  a minha Vida, (e do restante da Humanidade) está em decadência, principalmente intelectual e espiritual? Pois bem, dsoriedem.blogspot.com  é a única fonte de Educação ambiental que produz INFORMAÇÃO cientifica na Terra.

Educação ambiental.

 Educação ambiental é também ciência social; Olhando-se esse milharal em uma pequena área coberta pelo ângulo de visão da câmara fotográfica, mas principalmente pela capacidade de persuasão científica, muitas informações que passariam despercebidas para a maioria da Humanidade, inclusive para  o Homem do Campo, trazem muitos ensinamentos com relação ao DESEQUILÍBRIO ambiental no contexto da vida estabelecida; o mesmo milho plantado no mesmo dia do mês de maio de 2.013, na mesma área, apresenta características diferentes, bem definidas visualmente: 1) o milharal em primeiro plano verde claro, quase amarelado, pequeno, enquanto em segundo plano de visão o milharal verde escuro, duas vezes maior do que o milharal de primeiro plano; 2) o milharal de primeiro plano foi plantado em uma área em declive que ao longo de dezenas de anos foi desmatada, ficando NUA durante esse tempo, sofrendo agressões do arado da capinadeira (no roçado)  todos os anos, arrancando o solo, com uma erosão intensa, sempre que chove na área; o milharal de segundo plano está em uma depressão, nascentes de um riacho, e, apesar de ter sido igualmente desmatado ao longo desse tempo recebe por gravidade, todo material de solo arrancado pela capinadeira e erosão nas partes altas do terreno lateral; Enquanto o milharal verde já tem espigas, o milharal amarelo não se reproduzirá, sendo usado apenas na produção de massa orgânica para  alimentar o gado; consultamos, no momento da fotografia, o proprietário das terras (e do roçado) a respeito; ele sabe perfeitamente a causa do desastre econômico (sem produção), mas segundo ele, o que a terra  DER é lucro; Como se pode deduzir: a seca nordestina é simplesmente cultural; nada a ver com escassez de  água, escassez de chuvas.

Um comentário:

  1. Educação Ambiental Científica é ciência exata.Não há duas versões para o mesmo tema, mesmo assunto, mesma causa, mesmo efeito, Etc e Tal.

    ResponderExcluir