sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Sempre existiram problemas e soluções, mas opta-se pelo primeiro.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Educação ambiental

Uma casa com cisterna no semiárido NE para que sirva de estudo comparativo com as duas postagens de hoje, que apresentam uma solução eficiente, inteligente para se captar água das chuvas em cima de casa, sem contato com o telhado IMUNDO da casa(forrado com lona plástica ou encerado branco na hora da chuvas) e armazenada em cisterna forrada e coberta com lona branca ou encerado branco, de forma a se armazenar, por tempo indeterminado, a água das chuvas tal qual vem das nuvens (no seu tempo); na fotografia uma casa abandonada no agreste RN, vendo-se uma cisterna de placas de alvenaria, para 12 m³, projeto do governo; nesses telhados moram todos os tipos de insetos, cobras, ratos, lagartixas, morcegos, pássaros, todos fazendo suas necessidades fisiológicas; a cobra come o rato e o pássaro; o rato come a comida do Homem; a lagartixa e os pássaros comem os insetos; os insetos comem a comida do  Homem e sugam seu sangue (hematófago), e tudo vira excrementos, que vira colônia de microrganismos que se alimentam de todos; a casa do Homem n semiárido nordestino tem, particularmente no telhado, a maior variedade e densidade de vida animal, e consequentemente nascem cactos no estrume dos telhados; Um ser humano, com o mínimo de racionalidade não poderia acreditar, admitir que no telhado das casas do Homem pode-se captar água das chuvas para se beber, como pensa e propaga o governo BR e seus asseclas travestidos de técnicos, o que está sobejamente comprovado; cadê o Homem? Bebendo água podre do telhado e cisternas imundas; bebendo água contaminada, lixo-líquido dos açudes, dos poços tubulares de SALMOURA, só pode ter lhe acontecido o seguinte ( na prática e na teoria): a família sempre doente, correu para a cidade em busca de socorro, não tem médico, nem medicamento, foi parar em um hospital sem recursos, MORREU!
Se o governo BR fosse responsável, e quisesse EVOLUIR cientificamente, salvando o Nordeste do apocalipse, começaria, já, a UTILIZAR esta solução, ideia (postada hoje, 20-062.013 e outras) em todo semiárido NE.

Educação ambiental é solução.

Dando continuidade as postagens que enfocam UMA solução para se ter água DOCE, limpa, pura, no semiárido nordestino, captada diretamente das nuvens, no tempo das chuvas, no telhado da casa, na área rural, cuja compreensão da função dessa ideia se completa com a postagem anterior; nessa fotografia aérea da maquete da casa se ver uma lona plástica, BRANCA, estendida sobre o telhado da casa, com as duas bicas nos beirais que fazem parte da mesma lona; Está escrito: Lona ou encerado, cobertura do telhado para captação de água PURA diretamente das nuvens de chuvas; ESTENDIDA somente durante a chuva. os custos da montagem do projeto são insignificante diante do Salto de qualidade de vida que se tem ao se captar água doce, pura das chuvas, com pH 6,4, sem minerais, sem matéria orgânica, nem excrementos, com o mínimo de microrganismos, água que não precisa de tratamento ou filtragem; admitindo que a lona plástica tem as dimensões do telhado -  30 x 20 = 600m²; que a oferta de chuvas seja de 300mm, ou 300L/m², pode-se captar 300 X 600 = 180.000 litros de água. A cisterna terá capacidade de receber esse volume de água, mas as cisternas já existentes em cada casa da área rural do semiárido deve ser forrada com lona plástica ou encerado branco. dsoriedem.blogspot.com    não teria qualquer finalidade se  apenas apresentasse o problema da água no semiárido nordestino e não fosse capaz de criar mecanismos, ideias de se captar e se armazenar água doce das chuvas; todos anos chove no semiárido NE, no mínimo 150 litros X m²; Essa ideia poderia ser útil em outras áreas da Terra onde a oferta de chuvas é menor que 300mm/ano, e maior que 50mm/ano. Quem conhece o problema conhece a solução - é óbvio.

Um comentário:

  1. Não existe solução se não existe o problema, mas quando o problema é criado pelo OME, quem teria a solução? O Mesmo OME?

    ResponderExcluir