Engajamento da população é foco da Semana do Meio Ambiente
| PRESERVAÇÃO | Programação inclui ações que promovem participação ativa dos moradores na manutenção dos espaços públicos
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, Prefeitura, Governo do Estado e movimentos socioambientais estão promovendo eventos para discutir a necessidade da preservação. Com foco na responsabilidade compartilhada, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realiza programação que envolve a população em temas como economia de água, qualidade do ar e lixo.
DIA DO MEIO AMBIENTE
De acordo com a coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, Edilene Oliveira, o envolvimento dos cidadãos nas ações de preservação é um dos pontos mais importantes das atividades realizadas pelo órgão. “A gente acredita que a Cidade só vai realmente mudar quando tivermos a filosofia do compartilhamento”.
Edilene destaca que deixar a Cidade mais limpa também traz melhorias para a saúde e para a segurança. Pois, em locais com aplicação de projetos de limpeza, diminuem os casos de dengue e outras doenças e a comunidade se apropria mais dos espaços públicos.
Ela relata que em um dos projetos da coordenadoria, que é reduzir o número de pontos de lixo na Capital, o engajamento dos moradores tem sido notório, chegando a receber ligações pedindo o atendimento do programa nas comunidades. Recebendo sugestões da população, o projeto da requalificação da orla marítima de Fortaleza será entregue no dia 5. Após ser apresentado, a proposta vai ser tema de audiência pública.
No primeiro dia de programação da Semana do Meio Ambiente, jovens do Instituto JCPM se mobilizaram para limpar o entorno da Lagoa do Papicu, que fica localizada em frente ao Shopping RioMar Fortaleza. É o sexto ano consecutivo que a entidade realiza a ação.
“É a única vez que a trilha da lagoa é limpa no ano todo”, diz Rosângela Carvalho, 41, moradora do bairro Papicu. Ela comenta que a comunidade se une para isso e até as crianças participam. A autônoma também afirma que o lixo acumulado é trazido pelos próprios moradores, que despejam resíduos nas margens. Os plásticos e papéis vêm arrastados pelo vento e pela água da chuva. Mas, apesar da poluição, ela conta ser comum ver gente pescando e se banhando na água.
Isamara Souza, 17, frequentadora do IJCPM há apenas um mês e moradora da comunidade próxima à lagoa, afirma que sentiu estar fazendo algo útil para a sociedade e para o bairro. Ela pondera que a manutenção da limpeza dos espaços públicos ainda não é praticada pela maioria. “Acredito que a conscientização ainda vai demorar a chegar para todos”.
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) também promoverá ações relacionadas ao consumo consciente e ao descarte correto de resíduos. O tema principal escolhido pelo órgão é coleta seletiva, sendo lançado na terça-feira, 5, o programa Política de Coletas Seletivas Múltiplas dos Municípios.
A programação do órgão estadual conta com palestras e oficinas, terminando com a 1ª Corrida do Parque do Cocó, para celebrar o aniversário de um ano desde que o parque foi regulamentado. A inscrição será uma lata de leite para doação. (Colaborou Rose Serafim/ Especial para O POVO)
Modismo, criancice, futilidades.
ResponderExcluir